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Liderança sem comunicação: é possível?


A liderança, diferentemente da chefia, exerce uma espécie de autoridade moral, que se constrói pelo exemplo, pela postura e pelo relacionamento. Aqui, o sentido é de valor pessoal e referência, e não de alguém a ser obedecido. Sendo assim, estamos falando de conexão entre pessoas, engajamento, parceria e pertencimento. Estamos falando de comunicação.


A comunicação está nos pilares da liderança. É por meio dela que líderes exercem de fato suas atribuições fundamentais, como motivar, inspirar, influenciar e potencializar não só seu time, mas também outros públicos, como parceiros, investidores e clientes.


Vamos conversar mais sobre o tema? Continue sua leitura!


Por que um líder deve desenvolver sua capacidade de comunicação?


Os modelos de gestão contemporânea são pautados pelas relações horizontais, de mão dupla, nas quais há laços entre as pessoas. Seja para lidar com millennials ou com a Genz, seja para lidar com o público 50+.


Não é surpresa então que o que faz a diferença nessa gestão humanística é a capacidade de comunicação, de criação de vínculos e de engajamento de indivíduos, equipes e públicos diversos. Funções como delegar tarefas têm muito mais a ver com mobilização do que com “dar ordens”. Até porque o tom impositivo gera resistência, e o líder precisa do oposto: da mobilização das pessoas.


Portanto, a comunicação de liderança envolve toda uma base estratégica, que transcende a transmissão de ideias e conceitos técnicos, valores e políticas da empresa. É ela que vai abrir passagem para a efetividade da gestão e para um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo. Que líder não quer isso, não é mesmo?


Como ter uma boa comunicação para liderança?


A seguir, vamos apresentar boas práticas para o aperfeiçoamento dessa soft skill tão relevante e requisitada pelo mercado, que é a comunicação de liderança. Somadas a um treinamento estruturado e ao exercício diário dessa habilidade, podem trazer grandes transformações para você e para sua equipe. Confira!


Comece treinando sua escuta


Aquela sintonia, aquela identificação tem como primeiro passo a percepção do outro, o entendimento de seu interlocutor. Ou seja, é preciso conhecer seus liderados, quais são as expectativas, os potenciais, as dificuldades, o estilo de comunicação e demais atributos de cada integrante do time.


Quem tem o intuito de se comunicar com assertividade, empatia e eficiência deve aprender a escuta ativa e, mais ainda: abrir a mente para receber ideias novas, pontuações e feedbacks.



Comunique-se com clareza e transparência


Seja para dar instruções e orientações, seja para ter uma conversa difícil, escolha sempre a objetividade. Além de fazer bom uso do tempo, você demonstra respeito e tem mais chances de ter sua fala compreendida.


Ninguém gosta de perder tempo em reuniões que poderiam ser um e-mail ou de se sentir “enrolado”. Priorize a transparência e a clareza em todos os seus contatos com seus liderados. Essa abordagem gera mais segurança e credibilidade junto às pessoas.



Aprenda a lidar com o feedback


Espera-se que um líder tenha abertura ao diálogo, tanto para falar quanto para ouvir. Isso engloba todas as interações com liderados, e aqui ressaltamos o feedback como um todo.


Como assim? Bem, antes de saber como dar esse retorno, é essencial entender o que é e para que realmente serve um feedback. Não é um bate-boca ou uma oportunidade de “espetar” alguém. Parece óbvio. Na prática, percebemos que não é.


Por isso, tenha sempre em mente que o feedback é uma ferramenta de alinhamento e de gestão. Ele deve ser feito com assertividade e foco no trabalho e no desempenho de uma pessoa ou de um grupo. Jamais o estruture levando em conta suas insatisfações e implicâncias particulares ou em relação à pessoa humana de colaboradores e colaboradoras.


Exercite a comunicação empática

A empatia é uma competência que permite uma aproximação maior entre as pessoas e relacionamentos mais fluidos. Ela está intimamente ligada a outras soft skills, como a própria comunicação, o trabalho em equipe e a flexibilidade.


Dessa forma, a comunicação empática deve ser seu referencial para todas as interações, visto que auxilia bastante no entendimento da equipe, na assertividade da sua fala e da sua escuta e no exercício de uma liderança humanística e estratégica.



Trabalhe a autoconfiança


Você já reparou que grandes nomes da oratória e da liderança têm uma característica muito importante em comum? Ela mesma: a autoconfiança, elemento fundamental para se comunicar com convicção, clareza, segurança e autoridade.


Dedique-se a impulsionar a confiança em si e perceberá como sua capacidade de comunicação para liderança vai aumentar. Isso não quer dizer que você não sentirá um frio na barriga, uma dose de medo ou de dúvida. Significa que a autoconfiança vai te preparar para gerenciar suas emoções de modo que nada disso atrapalhe sua performance.


Para obter mais autoconfiança, recomendamos que você dê aquela atenção especial à sua inteligência emocional e invista em conhecimento técnico e humanístico sempre.



Invista constantemente no desenvolvimento da sua comunicação


Comunicar-se bem, de maneira inspiradora, é uma competência que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada. Não é como um dom, que ou você nasce com ele ou não nasce. Portanto, depende de você dar os passos necessários para dominar a comunicação.


O aprendizado e a evolução são constantes. Afinal, trata-se de uma habilidade viva, completamente vinculada a nós mesmos, aos múltiplos cenários, à grande diversidade de pessoas e às tantas mudanças que atravessam a sociedade e o mercado de trabalho.



A resposta à pergunta do título poderia ser um simples e seco “não”. Entretanto, seria insuficiente para a compreensão do quão atreladas estão a capacidade de liderar e a capacidade de se comunicar.


Vimos isso em um momento altamente desafiador, como a pandemia, quando em pouquíssimo tempo foi necessário nos adaptarmos a uma nova realidade de trabalho. Vivenciamos essa interdependência entre comunicação e liderança em contextos de fusões e aquisições, alterações na legislação, abertura de novas filiais e diversos outros cenários do mundo corporativo.


Os times mais entrosados não escondem segredos nem têm receitas prontas. Eles têm uma liderança que sabe se comunicar e que promove o diálogo e a parceria.


Construir essa cultura requer tempo, técnica e estratégia. A 2um está aqui para orientar e auxiliar líderes no desenvolvimento e no aperfeiçoamento da comunicação para liderança. Entre em contato e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.


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